domingo, 22 de abril de 2012

Aventura com tinta spray

Dez entre dez blogs de decoração falam maravilhas sobre a tinta spray. Que é prática, que resolve tudo, deixa tudo lindo e tal. Então resolvi eu mesma viver a primeira experiência com este tipo de tinta para tirar as minhas próprias conclusões. 

A cobaia foi um antigo rack de madeira, que ficou sobrando na mudança de minha mãe para a casa nova. A peça foi elaborada para acomodar os modelos antigos de TV, que ainda tinham aquele fundo enorme. Depois de algumas análises, achei que ele ficaria bem como um criado mudo do quarto de casal. A peça antes de ser pintada era assim:



Após os devidos ajustes de altura de prateleira feitos pelo marceneiro, fui em busca de informações sobre como pintar com tinta spray. O site http://www.comopintar.com.br/como-pintar-com-tinta-spray traz todo tutorial de como fazer para executar a pintura.
Passo 01: Escolha do local: A aplicação da tinta spray tem que ser feito em um local que possa sujar. É, porque a parte da nuvem de tinta que não atinge o móvel assenta no chão e nos móveis que estiverem no ambiente, deixando tudo com um pó da cor da tinta aplicada. Então, pra não sujar muito, vale forrar o chão com uma lona  preta dessas que são vendidas em casa de material de construção. Além disso, é importante que o local seja arejado, mas sem muito vento para não ter muito desperdício de tinta. Aqui, eu escolhi uma varanda lateral, que não é muito ventilada.


Passo 02: Lixar a peça: Descobri que lixar madeira é uma ótima malhação. Acordei no dia seguinte quebrada. Braços e pernas super doloridos. É necessário deixar a peça uniforme, sem sujeiras, então força no braço é importante pra lixa fazer seu trabalho. Depois é só remover o pó da madeira com um pano seco.
Passo 03: Aplicar a base: Antes de começar a usar a tinta spray, é necessário pintar todo o móvel com uma tinta branca. A embalagem da tinta spray traz a base recomendada para cada tipo de spray, mas em geral a orientação tinta branca fosca pra madeira. No meu caso, segui o que mandou a embalagem da tinta spray da Suvinil.
Passo 04: Tinta spray:  Usar a tinta spray, em tese, não é difícil. É só mirar a área a ser pintada e fazer movimentos em “S”.  Os fabricantes mandam deixar o jato a mais ou menos 25 centímetros de distância da madeira. Esse é que é o problema. Manter essa distância é a parte mais difícil, porque a tendência é que você vá aproximando o jato da peça. Mas como tudo na vida é prática, deve ter sido uma dificuldade de principiante. É importante deixar uma película fina a cara demão. Eu não consegui. Do contrário, a tinta fica grossa e escorre. Aconteceu comigo de escorrer. Usei um rolinho pra tirar o excesso de tinta, esperei mais um pouco e passei outra película mais fina depois.
Passo 05: Secagem: A embalagem da tinta spray diz que a secagem acontece em 30 minutos. Na prática, depois de três demãos, esperei a secagem por uma semana. Sim, porque você não quer que o móvel fique cheio de impressões digitais, né? Outra questão é evitar que o móvel fique muito exposto à poeira e outras sujeiras trazidas pelo vento. O melhor é deixar um móvel quietinho em um local de pouca circulação de pessoas, mas que seja arejado.  
Resultado: Bem, o objetivo foi cumprido. O móvel ficou laranja e deu mais vida ao quarto que está todo branco por enquanto. Foi mais trabalhoso do que imaginei e também não preciso dizer que o acabamento não ficou um primor, mas fiquei satisfeita para uma primeira vez pintando com tinta spray.  Acredito que, para peças pequenas, ela atende, vale a pena usar. Mas, se for um móvel grande, melhor recorrer ao velho rolo e pincel.
Depois que o criado mudo ficou todo pintado, pra dar um acabamento final à peça, coloquei uns pezinhos de metal desses que são comprados em lojas de ferragens.

Olha o novo criado mudo no lugar. Detalhe pra foto, que é da blogueira aqui com apenas um aninho de idade. Coisa mais linda. Como vocês podem ver, sobrevivi à tinta spray. Até a próxima aventura. Beijos.



4 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas !!!
    Irei pintar meu guarda-roupas, me deseje sorte, rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. uau ficou incrível parabéns valeu pela dica e por tantos detalhes importantes para aventureiras como eu parabéns você salvou minha casa kkkk obrigado

    ResponderExcluir
  3. parabéns, ficou muito bonito!!!

    ResponderExcluir
  4. Estava precisando de umas dicas. Valeu.

    ResponderExcluir